segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CEPLAC E INSTITUTO CHOCOLATE PREPARAM PRODUTORES PARA MELHORAR QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO CACAU

Trinta e cinco produtores de cacau da região que integram o programa Cabrucabilidade, do Instituto Chocolate, participaram na sede regional da Ceplac, km 22 rod. Ilhéus/Itabuna, nesta quinta-feira, 25/01/18, de duas palestras ministradas por técnicos da Ceplac.

A primeira palestra foi sobre o tema produtividade do cacaueiro, apresentada pelo extensionista Ivan Costa e Souza, da Ceplac, que orienta grupos de produtores rurais a atingirem, através de técnicas de nutrição e polinização, alta produtividade do cacaueiro, com casos concretos de produtores que já ultrapassaram a barreira das 200 arrobas por hectare.


O extensionista, da Ceplac/Cenex, Ivan Costa Souza apresenta resultados em produtividade já alcançados nos grupos de produtores que ele orienta.

A seguir, a palestra foi sobre as características que o cacau precisa apresentar para ser transformado em chocolate de qualidade, proferida pela técnica da Ceplac Neyde Alice Pereira, responsável no Brasil pela área que orienta os produtores para a apresentação de amostras de cacau para o Salão de Chocolate de Paris. Neyde Alice falou também sobre classificação de cacau e as praticas de pós-colheita e fermentação que o produtor deve observar para atingir um cacau de qualidade.

Segundo Erlon Botelho, coordenador do Instituto Chocolate, “os produtores se mostraram bem impressionados com os resultados apresentados e bastante motivados para iniciar o trabalho de adequação de suas propriedades e aderir ao programa que visa a melhoria do cacau e o aumento da produtividade”.

Estas palestras fazem parte do primeiro encontro técnico preparativo dos produtores para alcançarem os benefícios do programa Cabrucabilidade, que é executado tecnicamente pela Ceplac, e visa capacitá-los a produzir cacau com sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental tendo como base nos princípios da Conservação Produtiva, princípios estes que vêm sendo testados pela pesquisa e extensão da Ceplac por cerca de 10 anos no projeto Barro Preto e resultou no Decreto da Cabruca.

O Decreto da Cabruca permite ao produtor solicitar ao Instituto do Meio Ambiente-INEMA autorização para realização do manejo das árvores que  sombreia o cacaual para adequar o conforto térmico e ambiental do cacaueiro e consequentemente aumentar sua produtividade e a rentabilidade do produtor.

IC-29/01/2018